Queimados avança em ações sobre a Lei Paulo Gustavo

Prefeitura reuniu fazedores de cultura para oficializar o envio do plano de ações para o Ministério da Cultura

23/06/2023 18:22

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

O encontro com mais de 130 produtores culturais, artistas e representantes de diversos segmentos artísticos da cidade de Queimados na noite desta quinta (22) no auditório do Premier Flat serviu também para a divulgação do resultado da consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Cultura sobre os ativos culturais na cidade. No total, Queimados receberá pouco mais de R$ 1,2 milhão para atender os fazedores de cultura da cidade.

Deste montante, R$ 676 mil é previsto por lei para apoio a produções audiovisuais como Projetos de Longa Metragem, Documentário, curtas, Podcasts ou Videocasts e Videoclipes independentes, além de apoio à criação de jogos eletrônicos. Os projetos de apoio a reformas,  restauros, manutenção e ao funcionamento de espaços de exibição terão a previsão de um incentivo de R$ 154.714,66.

O encontro foi idealizado e conduzido pelo prefeito Glauco Kaizer e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rômulo Sales. O
subsecretário de Integração Cultural do Estado, Augusto Vargas, também marcou presença. O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Júlio Boi, o presidente da Casa, Elerson Alves, e o vereador Antônio Almeida também participaram da reunião.

Estão designados R$ 77.676,72 para capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e à realização de festivais e mostras de produções audiovisuais. Para as demais áreas de cultura como artesanato, artes plásticas e visuais, livro, leitura e literatura, festejos juninos e de carnaval, bandas e fanfarras o apoio é de R$ 368.325,65.

Ainda serão contemplados projetos de teatro, dança , música e pautas afirmativas que contarão com a suplementação orçamentária de recursos municipais.

O prefeito da cidade, Glauco Kaizer, que também é oriundo da cultura, comemorou o encontro: - Que bom ter cada um de vocês aqui, afinal, queremos dar maior transparência ao processo e entender todas as áreas culturais que devem ser alcançadas. Não queremos deixar ninguém de fora", disse o gestor.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Rômulo Sales falou que as próximas fases serão o monitoramento da aprovação do plano de ações pelo Ministério da Cultura e a liberação dos editais na cidade, e ainda ressaltou a importância do investimento financeiro em cultura e seus impactos na economia local.