Carreta da Saúde vai realizar exames pelos bairros de Queimados

Unidade Móvel pretende atender 1,6 mil pessoas que estão na fila de espera durante todos os finais de semana de maio

09/05/2024 16:14

GABINETE DO PREFEITO

Se você está na fila de espera e ainda não conseguiu realizar seus exames, fique atento. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai trabalhar durante todos os finais de semana de maio para reduzir essas filas. A iniciativa começou no último  sábado (4) no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Cethid), no bairro Pacaembu. O projeto Saúde Móvel é feito em uma carreta que percorrerá os bairros da cidade.

O equipamento móvel ajudará o município a zerar a fila dos pacientes que aguardam por exames de ultrassonografia, raios-x e mamografia, e estima atender,  diariamente,  200 pessoas. Além disso, outros exames importantes, como densitometria óssea, ecocardiograma e doppler vascular, também serão realizados. Neste sábado (11), a carreta estará no bairro Fanchem, na Avenida Camilo Cristofano, nº 100.

A secretária municipal de Saúde, Betânia Pessoa, informou que o setor de regulação está agendando as consultas: “Estamos entrando em contato com os pacientes que estão na fila do Sisreg para marcar os exames. Nosso principal objetivo é reduzir, consideravelmente, a fila de espera por exames em nosso município", disse a gestora.

Já o prefeito Glauco Kaizer explica que a unidade móvel vai assegurar que o paciente consiga realizar o exame médico: "A ideia da carreta é ir até os bairros, principalmente aqueles mais afastados do Centro. E o sábado e domingo é uma estratégia que adotamos para garantir, principalmente, para aquele trabalhador  ou trabalhadora que não conseguem realizar seus exames, por conta do horário do expediente durante a semana", explica.

Quem está satisfeita com a iniciativa da prefeitura é a moradora do bairro Nova Cidade, Rosana Gomes, de 37 anos. A queimadense conseguiu realizar seus exames de ultrassom da mama, transvaginal, mamografia e abdômen total: "Eu estava com exames pendentes desde janeiro, mas ontem estive no Cethid para uma consulta e fui informada sobre esta ação da saúde. Fiquei muito feliz, pois consegui realizar os quatros exames que precisava. Acho muito importante.  a prefeitura está de parabéns por oferecer mais  esse serviço”, contou.