Programa Limpa-Rio avança em Queimados

Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura leva ação de limpeza ao Rio Quebra-Coco

21/06/2023 14:38

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Manter os rios e córregos limpos e desassoreados é uma missão mútua que une sociedade civil e poder público. Em Queimados, na Baixada Fluminense, a limpeza é realizada através do programa Limpa Rio, do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura. Esta semana a ação chegou ao Rio Quebra-Coco que corta diversos bairros do município.

O avanço do programa é importante para toda população e o objetivo principal do programa é reduzir os impactos causados por transbordamentos dos rios, evitando enchentes e danos durante os períodos de chuvas. Os técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente fiscalizam a ação diariamente, sempre com a supervisão da gestora da Pasta, Andréia Loureiro.

A limpeza teve início na última segunda-feira (19) e seguirá ao longo das próximas semanas, com estimativa de limpeza em cerca de 5 km no Rio Quebra-Coco. Até agora, já foram realizados trabalhos de limpeza dos rios Queimados, Camorim (trecho não canalizado) e Abel (trecho não canalizado) totalizando outros 5 km de retirada de lixos.

O prefeito Glauco Kaizer destacou a parceria com o estado e falou da importância da ação. "Eu agradeço de verdade ao vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, por sempre atender as demandas de Queimados. A limpeza de rios é um trabalho constante e que demanda muito trabalho, porém, precisamos desta conscientização da população e do poder público. O Rio não é lugar de lixo", ressaltou o gestor.