Palestra sobre saúde bucal reúne cerca de 100 idosos no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade

Iniciativa abordou técnicas de escovação bucal, utilização do fio dental e cuidados com próteses dentárias

16/09/2019 18:47

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Hálito puro e sorriso saudável são resultado de uma boa higiene bucal. Para incentivar essa realidade, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, em parceria com a Orthopride, promoveu na manhã desta segunda-feira (16) uma palestra sobre saúde bucal. A iniciativa reuniu cerca de 100 idosos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), no bairro Pacaembu. Durante o evento, foram distribuídos kits de higiene contendo escova e pasta de dente.

Na oportunidade, hábitos importantes para um envelhecimento saudável da boca foram abordados, tais como realizar corretamente escovação bucal, utilizar diariamente o fio dental e cuidados com a prótese dentária.

Presente no evento, a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio, destacou a importância da promoção de palestras informativas. “É sempre um prazer estar realizando ações como essa no nosso município. Ver esse espaço cheio é a certeza que estamos no caminho certo. Por isso, estamos buscando sempre promover encontros como esses para que possamos sanar as dúvidas a respeito da saúde de cada um”, disse a gestora.

A palestrante Ellen Andrade explicou que a boca passa por diversas alterações ao longo dos anos, mas que, com os cuidados certos é possível chegar à velhice sem usar dentadura: “É importante que as pessoas saibam cuidar perfeitamente dos seus dentes. Para isso, é necessário ir regularmente ao dentista, buscando sempre escovar a boca três vezes ao dia e com os procedimentos corretos de escovação. Com essas dicas é possível alcançar a terceira idade com uma boca completa e cheia de dentes”, declarou a técnica em saúde bucal.

Atenta a cada dica para sanar todas as suas dúvidas, a moradora do bairro Inconfidência, Emilia Conceição (78), aprovou a iniciativa: “Vou regularmente ao dentista, mas nem sempre consigo tirar minhas dúvidas sobre o cuidado com a prótese. A equipe está de parabéns pela iniciativa, pois um sorriso é tudo em nossas vidas”, contou a aposentada.

Já os frequentadores assíduos do CELTI, Manuela Alves (67) e Everaldo Valença (75), enfatizaram a importância do cuidado com os dentes: “Procuro sempre ir ao dentista cuidar dos meus dentes. Eu e meu esposo participamos de diversas atividades oferecidas aqui e não poderia deixar de participar desse encontro. Antes eu não utilizava o fio dental, mas agora que aprendi irei me esforçar para utilizar”, contou a moradora do bairro São Miguel.