Queimados amplia faixa etária da vacinação contra dengue para crianças até 14 anos

Meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 9 mil crianças e adolescentes

07/03/2024 12:44

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A partir desta quinta-feira (07/03), crianças e adolescentes de até 14 anos já podem receber a primeira dose da vacina contra a dengue em Queimados. A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a faixa etária para a imunização do público-alvo, que na primeira fase, definida pelo Ministério da Saúde, era apenas para quem tinha entre 10 e 11 anos. O objetivo é aumentar a procura pela vacina nos postos de saúde do município.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 9 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacina contra a dengue é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura, aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue.

Todos os postos de saúde estão mobilizados para a vacinação contra a dengue, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para ampliar a vacinação, a secretária municipal de Saúde, Dra. Marcelle Nayda, afirma que o município está utilizando estratégias para alcançar o público-alvo: "Assim que recebemos as doses na semana passada, iniciamos nosso trabalho de aplicação das vacinas. Desde então, também estamos oferecendo o imunizante aos sábados e domingos e, em breve, nas escolas. Além disso, vamos disponibilizar a vacina em todos os postos, e com esse aumento na oferta, acreditamos que a procura será maior", anuncia a médica.

Os documentos necessários para a vacinação são: a caderneta de vacinação, comprovante de residência, CPF e documento de identidade, tanto da criança quanto do responsável. É obrigatório que a criança esteja acompanhada pelo responsável.