Queimados avança na luta contra a Aids

15/04/2024 12:47

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Queimados, por meio do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, vai lançar na próxima terça-feira (16/4), às 13h30, no Centro de Cidadania LGBTI, a oferta da PREP (Profilaxia Pré Exposição). A ferramenta preventiva ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), disponibilizada desde 2017 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem impedido novos casos de HIV. O Centro de Cidadania fica na Rua Otília, 1495, Queimados (rua do Fórum).

Quanto maior a proporção da adesão à profilaxia adotada nos municípios, menor tem sido os casos de infecções. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Trabalhar medidas preventivas, assim como ter dados fidedignos tem ajudado na construção e efetivação de políticas públicas.

Para ter acesso ao medicamento, os interessados devem procurar a Casa da Vigilância em Saúde. Prevenir foi e será sempre o melhor remédio. “A ampliação do mecanismo de prevenção, auxiliará na redução de novos casos, além de possibilitar que os usuários tenham o maior acesso a sua saúde através do atendimento especializado”, afirma o Coordenador do Programa de Ist/Aids e Hep Virais do Município, Lázaro Silva.

O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer é enfático ao dizer que a saúde dos moradores do município é uma das suas maiores prioridades: “Estamos trabalhando forte para oferecer a todos os moradores da nossa cidade os cuidados de prevenção e, caso necessário, o tratamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Não vamos parar de conscientizar as pessoas e cuidar do nosso povo”, ressaltou Kaizer.