Notícias


Oportunidade: Jovens de Queimados dão o primeiro passo para inserção no mercado de trabalho

Iniciativa da Prefeitura e do Instituto Proa vai capacitar jovens de 17 e 22 anos

18/01/2024 13:29

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A manhã desta quarta-feira (17) foi marcada por um momento especial para Júlio César Oliveira, de 17 anos, de Queimados. O jovem morador da cidade decidiu dar o primeiro passo para trilhar os caminhos do mercado de trabalho ao se inscrever no curso de qualificação profissional. Além da capacitação, a iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Instituto Proa, vai destinar os jovens para a tão sonhada primeira oportunidade de emprego. 

Em busca de oportunidades para a juventude da cidade, a Prefeitura de Queimados lançou as inscrições para os cursos com o objetivo de capacitar jovens entre 17 e 22 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e que residam na cidade. O processo de inscrição acontece de forma presencial no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), na Avenida Maracanã, sem número - Pacaembu, a partir das 9h, até o dia 18 de janeiro. 

Assim como Júliooutros 80 jovens que optaram dar o primeiro passo terão acesso a 100 horas/aulas de capacitação, conduzidas por tutores em encontros ao vivo, realizados semanalmente nas quintas-feiras. Os módulos incluem temáticas fundamentais para o desenvolvimento profissional, abordando Autoconhecimento (25 horas), Projeto Profissional (25 horas), Raciocínio Lógico (25 horas) e Comunicação (25 horas). 

Primeiro jovem a ser inscrito, Júlio César está empolgado com a nova oportunidade. “Acredito que essa iniciativa vai me ajudar a chegar no mercado de trabalho. Estou com ótimas expectativas. Vamos aproveitar”, disse o queimadense que estava acompanhado da mãe Luana Cordeiro. 

quinto módulo oferece sete trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, proporcionando aos participantes a chance de se aprofundar em áreas como Análise de Dados, Varejo, Administração Logística, UX Design, Educação Financeira e Promoção de Marcas. “Nunca se pensou, em Queimados, em uma política pública para o primeiro emprego. Esse é o pontapé inicial de uma série de medidas que vamos implementar muito em breve na cidade. O primeiro é um desafio e eu acredito que o Proa vai oferecer boas oportunidades aos nossos jovens”, destacou o prefeito Glauco Kaizer.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Tradicional festa celebra os 25 anos do Tarântulas Motoclube no Parque de Eventos, no Pacaembu

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais