Evento marca início da campanha Agosto Lilás em Queimados

Cerca de 300 pessoas participaram do evento no Teatro Metodista no primeiro dia de Campanha

01/08/2023 19:53

GABINETE DO PREFEITO

Agosto Lilás é uma campanha que aborda a importância da implementação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. E foi com esse intuito que a Prefeitura de Queimados deu início a campanha no município, nesta terça-feira (1), com um encontro sobre o tema "Violência contra a mulher não tem justificativa, tem lei" que aconteceu no Teatro Metodista. O encontro contou com a presença de 300 pessoas e teve com a participação da primeira-dama do município Cristiane Kaizer; da secretária de estado da Mulher, Heloísa Aguiar; da tenente-coronel da PM, Cláudia Moraes; e do prefeito Glauco Kaizer, além de mulheres representantes de diferentes instituições da sociedade.

A mensagem "Diga não a Violência" também foi enfatizada pela banda formada por alunos da Creche Municipal Iracema Garcia e por bailarinas do projeto social "Balé do Bairro”. A primeira-dama do município Cristiane Kaizer abriu o evento ressaltando a importância do respeito e a valorização de um trabalho de conscientização dentro das escolas.

- Respeito é a palavra de ordem. Eu entendi isso há muito tempo durante meu trabalho na educação sobre a importância do respeito. E a escola é muito importante nesse processo e no trabalho em conjunto de conscientização diariamente em sala de aula com as crianças - destacou a professora.

A importância da intensificação do combate à violência contra a mulher e o respeito desde a infância foram temas abordados durante uma roda de conversa. Além das apresentações infantis, o Coral da Terceira Idade encerrou as atividades com chave de ouro.

A ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da luta pela erradicação da violência contra a mulher, Lu Rufino, fez um relato sobre sua história de vida, das violências que sofreu e o processo de superação.

- Eu sou o reflexo de tudo o que foi falado hoje. Eu aprendi na vida que o primeiro amor de uma mulher é o próprio; e o segundo é o  recíproco - falou a ativista.

COMBATE À VIOLÊNCIA

Queimados conta com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). O equipamento está localizado na Rua Ministro Odilon Braga, 26, Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e presta acolhimento social e psicológico, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Desde a implantação do equipamento na cidade, mais de 12 mil atendimentos foram registrados. Só no primeiro semestre de 2023, 800 atendimentos já foram realizados.

A coordenadora do CEAM Queimados, Roseane de Almeida, ressaltou a importância do equipamento para a cidade.

- É importante dizer que nosso município conta com um equipamento que presta suporte às mulheres vítimas de violência. Há nove anos tenho trabalhado em inúmeras situações, mas graças à equipe técnica é possível ajudar as mulheres e seus filhos que passam por momentos como esses. E o trabalho em conjunto com a educação é fundamental nesse processo - ressaltou a coordenadora.

Participaram também do evento, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Neusa Teixeira; a secretária municipal de Assuntos Institucionais e Estratégicos, Zilda Vargas; A titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu, Mônica Areal; da presidente da AMA de Saquarema, Doutora Edna Calheiras; a vereadora Ana Luz, além do Comandante do 24º BPM, tenente-coronel Erick.