Índices de criminalidade diminuem significativamente em Queimados

Dados do ISP apontam queda de roubos de cargas, veículos, celulares, saidinha de banco, além de estupro e furto a transeuntes

09/02/2023 16:54

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA

Após completar um ano de atuação do novo Segurança Presente, os índices de violência caíram no município de Queimados. De acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública), o mês de dezembro de 2021 comparado ao mesmo período de 2022 apresentou queda de 100% nos casos de roubos de cargas e homicídios dolosos, entre outros delitos.

A queda vem por um trabalho em parceria da Prefeitura de Queimados, 24º BPM e 55 DP. Outros indicadores de criminalidade também apresentaram quedas em dezembro. O número de furto a transeunte caiu consideravelmente em 50%; os roubos após saque em instituição financeira caíram -66,6%; de veículos - 42,8%; de celular -23,7%; de rua -20,51%; e os casos de estupro apresentaram queda de 36,3%, como o estelionato -7,6%.

INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA

A redução dos índices refletem a atuação diária das forças de segurança da cidade. A Prefeitura tem feito investimentos, como, por exemplo, a renovação do convênio com o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que são pagos com recursos próprios. Além disso, a gestão municipal implementou no ano passado a base do Programa Segurança Presente. Essa queda também reflete as ações estratégicas e conjuntas entre os agentes do 24° BPM, da 55° DP, da Guarda e Ronda Municipais.

O prefeito Glauco Kaizer comemorou a diminuição dos índices. “Segurança pública é uma prioridade do nosso governo, que tem investido em equipamentos e pessoal. Atuando também de forma conjunta com outros órgãos de segurança do Estado. Mesmo sem termos a obrigação constitucional, a Prefeitura tem contribuído no combate à violência”, ressaltou.

Já o secretário de Segurança Pública, Felipe Laureano, destacou as ações diárias realizadas na cidade. “A queda nesses índices já era esperada, pois buscamos alinhar as estratégias de atuação, combate à violência e também a prevenção dos crimes com todas as forças de segurança que atuam na cidade. Com essa parceria é que conseguimos demonstrar bons resultados”, disse.