Centenário do feriado nacional do trabalhador é comemorado com muito rock

O dia marcou a celebração dos 25 anos de estrada do Tarântulas Motoclube com mais de 10 horas de shows

02/05/2024 18:16

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Em 2024, o Dia do Trabalhador completa cem anos de existência como feriado nacional no Brasil. Para festejar a data e o 25º aniversário do Tarântulas Motoclube, a tradicional festa do trabalhador deste ano aconteceu pela primeira vez no Parque de Eventos da cidade, no bairro Pacaembu. O evento gratuito começou às 10h e teve duração de 13 horas, com a presença de cerca de pessoas de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro que aproveitaram a iniciativa apoiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A chegada de mais de 300 motocicletas, que vieram de diversos lugares do Rio e de outros estados, em comboio pela Rodovia Presidente Dutra até o local do evento, abriu as festividades. Em seguida, 30 idosos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti) fizeram uma apresentação de dança ao som de muito rock'n roll.

Logo após, começaram os shows das bandas, sendo o 'Rock na Rua' a primeira a se apresentar. O grupo deu o tom ao evento que prestou uma homenagem ao líder da banda, Carlinhos do Rock, que faleceu vítima de câncer em março deste ano, aos 59 anos. Houve também apresentações das bandas Good Trip, Vydro, Cilindrada, Love Rebels, Taberna dos Moe's e Vinhos e Flores.

O prefeito, Glauco Kaizer, participou da abertura do evento e aproveitou para homenagear o saudoso Carlinhos do Rock: "Talvez na história da cidade de Queimados, esta seja a primeira festa do trabalhador que fazemos sem a presença do nosso amigo, mas estamos aqui para lembrar da vida do Carlinhos e da dedicação que ele teve pela cidade. Ele era um homem que se dedicava à cultura e à música por vocação, não por profissão. Ele era um homem sério, alegre e muito trabalhador. É como dizia o meu pai: o trabalho é o que dignifica o homem", disse o gestor.

Durante as apresentações, o público aproveitou a exposição da feira de artesanato, roupas e acessórios para os apaixonados por rock, a exposição das motocicletas dos integrantes do Tarântulas Motoclube e todas as tendas espalhadas pelo evento, com muita comida boa. "Além de música boa, reunimos aqui nossos empreendedores da cidade. Hoje é um dia histórico para todo o Brasil, especialmente para Queimados. Nossa cidade é formada por pessoas trabalhadoras que, por exemplo, lutaram muito pela emancipação do município. É uma festa tradicional, mas que amamos realizar todos os anos", disse a secretária municipal de Cultura, Bárbara Veloso.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que montou um posto médico no local, além de reforço na segurança com os policiais do 24º BPM, Proeis, Segurança Presente e a Guarda Municipal.

UM ADEUS AO ÍCONE DO ROCK’N ROLL QUEIMADENSE

O produtor cultural, líder e baixista da banda Rock na Rua, Carlos Rezende, conhecido popularmente como Carlinhos do Rock, lutava contra um câncer.   Carlinhos era conhecido por suas contribuições na música e por seu envolvimento em diversas produções culturais na cidade de Queimados. Ele estava sempre presente na tradicional festa do trabalhador e aproveitava para apresentar seus grandes sucessos, ao lado de sua banda Rock na Rua, para os amantes do rock'n roll, que sempre lotavam todas as edições da festa na cidade.

Mário Jorge, presidente do Tarântulas Motoclube, classificou o evento como emocionante: “Não é fácil fazer 25 anos, porque são muitos obstáculos pela estrada da vida, mas chegamos até aqui com o apoio de todos os nossos amigos. Perdemos um grande amigo este ano. Carlinhos fazia parte da história dos Tarântulas desde o início do nosso grupo, ou seja, sempre esteve em nossos eventos conosco. Como produtor cultural, ele sempre viabilizou a organização da festa de Primeiro de Maio. Hoje fizemos diversas homenagens pra ele. A Tribo do Rock cantou três canções da banda de Carlinhos e houve um minuto de silêncio em sua homenagem. Além disso, foram confeccionadas camisas em tributo ao saudoso amigo”, contou.