O que são o PPA, a LDO e a LOA?

Por meio destes documentos se definem os rumos pretendidos, no caso do governo Municipal, para a Cidade. Entre as múltiplas funções desempenhadas pelo planejamento, merece destaque sua contribuição para expressar as prioridades de governo.

O primeiro ano de mandato apresenta importante desafio, que consiste na construção de um novo Plano Plurianual (PPA) para o governo municipal. Ressalte-se que, em atendimento aos preceitos constitucionais, o Projeto de Lei do PPA 2022-2025 deverá ser encaminhado a Câmara Municipal até 31 de agosto de 2021. Ainda, todos os anos, a Administração Municipal estrutura as diretrizes para os investimentos a serem realizados no próximo ano por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Qual a importância da participação da sociedade no PPA, na LDO e na LOA?

A participação da sociedade é o muito importante, pois neste momento contribuirá na escolha das metas que irão compor o orçamento público e é de suma importância para que as receitas arrecadadas pela administração pública sejam corretamente aplicadas. Além disto, a definição e escolha de políticas públicas eficazes, e que atendam às necessidades da sociedade, fazem com que as receitas previstas no orçamento público sejam gastas verdadeiramente com o objetivo de atender as demandas da população.

Envie sua pergunta ou sugestão para a LOA 2022


Acesse o Formulario

Assista aqui a Audiência Pública Ao Vivo

Dia 27 de outubro de 2021, às 10h

RUA HORTÊNCIA, N° 254 CENTRO - QUEIMADOS/RJ Tel: (21) 2665-2206 E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br

Nos siga nas redes sociais

© 2021 Prefeitura Municipal de Queimados - Todos os direitos reservados.