Notícias


Prefeitura comemora dia da Mulher Negra, Latina-Americana e Caribenha com Ação de Cidadania na Praça CEU - São Roque

Evento terá diversas ações de prevenção à saúde da mulher e sessão de oficinas Afrocine

25/07/2021 20:13

SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latina-Americana e Caribenha é comemorado neste domingo (25), porém, em Queimados, a comemoração acontecerá nesta segunda-feira (26), quando a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania - SEMDEHPROC, através da sua Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - COMPPIR, promoverá uma Ação de Cidadania na Praça CEU - São Roque, das 9h às 12h.

A data que é marcada como um símbolo de resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo, terá ações com apoio de outras secretarias, como a de Saúde, que realizará triagem da saúde da mulher, senhas para coleta de preventivos (serão colhidos no prédio da Vigilância em Saúde), testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis e hepatites, além da distribuição de kits para autocuidado e preservativos, e a de Ambiente e defesa dos Animais, que atuará com a troca de óleo de cozinha por produto de limpeza e fará também a troca de lixo eletrônico por muda de árvore.

Outras ações, como: aferição da pressão arterial e da glicose e, isenções de documentos, também serão ofertadas ao longo da manhã. Haverá ainda a chegada do ônibus Lilás, conhecido como ônibus da Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher.

Outra secretaria presente na ação é a de Cultura e Turismo - SEMUCTU, que sederá a biblioteca e o Teatro CEU para realização de duas sessões do Afrocine (9h e 10h30) com capacidade para até 20 pessoas no teatro. Já as oficinas: Saúde mental em tempos de pandemia e Luz e Sonhos ocorrerão na sala de vidro com capacidade para até 15 pessoas em cada sala (9 às 10h30). A inscrição será feita no próprio local do evento.  Faremos sorteios de brindes, ofertados por comerciantes locais!

Venha cuidar da mente, do corpo e celebrar esse importante dia com a gente! Seguiremos os cuidados necessários ao momento de pandemia, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Arte de divulgação da ação é protagonizada por mulheres queimadenses que fazem parte da história de luta pelos direitos das mulheres a vida digna, não violenta e do movimento cultural da cidade: No centro a Cantora Graci Felix e no sentido anti-horário Maria de Lourdes (Vó Uda) que ajudou a erguer a escola de samba Unidos do Oriente; Kailane Muniz, jovem cantora que representou a cidade no Programa The Voice Kid’s;  Rosiane Almeida, Coordenadora do  Centro Especializado de Atendimento a Mulher e  Dalva Martins (Tia Dalva) precursora do movimento contra a violência doméstica e sexual na cidade.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais