Inclusão e esporte: Queimados realiza o 1º Festival Esportivo Inclusivo das Escolas Unificadas nesta terça-feira

Com o objetivo de construir um ambiente inclusivo de aceitação e respeito entre estudantes, evento reunirá mais de 100 alunos da rede de ensino

18/11/2019 21:54

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Mais de 100 alunos da rede municipal de Queimados com e sem deficiência mostrarão seus talentos desportivos durante o 1º Festival Esportivo Inclusivo das Escolas Unificadas. O evento, que será realizado no Ginásio Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu), nesta terça-feira (19), vai promover um dia repleto de experimentação esportiva e construir um ambiente inclusivo de aceitação e respeito entre estudantes.

A iniciativa da Special Olympics Brasil, com apoio da Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal da Educação -, vai reunir 12 escolas da rede municipal nas modalidades: dança fitness, voleibol unificado, atletismo unificado, dança e Circuito Atletas Jovens com atividades motoras.  Participam da ação as Escolas Municipais Joaquim Freitas, Santo Expedito, Senador Nelson Carneiro, Professor Alberto Pirro, Professor Washington Manoel de Souza, José de Anchieta, Maria Corágio Pereira Xanchão, Carlos Pereira Neto, Metodista, Tirandentes, Professor Ubirajara Ferreira e Professora Ana Maria dos Santos Perobelli.

Segundo o Secretário da Pasta, Professor Lenine Lemos, é importante utilizar a educação como ferramenta de promoção da inclusão. “A educação é uma grande aliada do esporte e é desde pequeno que se constrói um ambiente inclusivo. Promover esse evento na cidade é a certeza que estamos realizando um trabalho sério para unir cada vez mais a sociedade em prol desta causa”, frisou o gestor.

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: PARCERIA QUE GERA FRUTOS

Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Educação e a Special Olympics Brasil, lançaram de forma pioneira na Baixada Fluminense o projeto “Escolas Unificadas”, que visa promover educação e esporte em prol da inclusão. Para isso, o projeto realizou formações continuadas com professores e funcionários, além de palestras com os estudantes e suas famílias para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades.

Criada em 1968, a fundação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual. O programa possui aproximadamente cinco mil atletas de mais de 170 países, o que o torna o segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas.