Notícias


Ações de prevenção marcam o Dia Mundial de Combate ao Diabete Mellitus em Queimados 

Cerca de 200 moradores foram beneficiados com a iniciativa nesta quinta (14)

14/11/2019 22:01

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Dia Mundial de Combate ao Diabete Mellitus foi marcado por ações de conscientização e oferta de serviços, em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu atividades no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) e na Praça Nossa Senhora da Conceição. Cerca de 200 verificações de glicemia e pressão arterial foram realizadas.

Referência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para o tratamento de hipertensos e/ou diabéticos, o CETHID realizou palestras sobre os direitos dos pacientes, importância do medicamento, saúde mental e alimentação, além de um aulão de fisioterapia. Já o Programa de Hiperdia promoveu uma ação na praça para verificação de pressão arterial e glicemia, com direito a orientação sobre tabagismo, tuberculose, saúde do homem, da mulher e da criança e adolescente.

Presente na ação do CETHID, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância da iniciativa na prevenção da doença. “É nessas atividades que a população aprende sobre os cuidados com a saúde e algumas medidas que podem ser tomadas no dia a dia para prevenir essas e outras doenças, como, por exemplo, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas”, concluiu o gestor.

De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, diabetes é uma doença crônica que aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina . “Existem dois tipos da doença, uma que está presente em 10% dos diabéticos, o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias. Já  a outra, que é mais comum depois dos 30 anos em pessoas obesas e idosas, o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos”, explicou a gestora.

Morador do bairro Fanchem, Jorge Assis (62) aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial e a glicose. “Adorei a iniciativa em plena praça pública, pois todos que passam pelo local podem ver como está a saúde, assim como eu fiz”, afirmou ele, que faz tratamento para diabetes no CETHID.

 Suporte no tratamento e controle da doença

Para ajudar os diabéticos a terem um maior controle do nível de glicemia, a Prefeitura oferece gratuitamente aos pacientes dependentes de insulina, kits para verificação de glicose contendo agulhas, tiras para teste, seringa e o aparelho medidor (entregue aos usuários na primeira retirada do material). Ao todo, mais de 800 pessoas se cadastraram no Polo de Distribuição de Insumos para diabéticos e recebem o material mensalmente.

Os diabéticos dependentes de insulina que queiram receber o kit para verificar a glicose em casa, precisam comparecer ao setor de protocolo na Secretaria Municipal de Saúde (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1170, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médio para fazer o cadastramento.

O município disponibiliza 19 unidades de saúde para tratamento da doença, entre elas o CETHID, no bairro Vila Pacaembu e o Centro de Especialidades Médicas, no bairro Fanchem. Para ter acesso ao atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Campanha foi antecipada na cidade. Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde

Aulas, atendimentos nos postos de saúde e nas secretarias estão suspensos

Ao todo, 17 ruas da região serão pavimentadas, após implantação de galerias pluviais e trabalho de drenagem. Serviço também inclui colocação meio-fio e sinalização

Encontros aconteceram nesta segunda-feira (18) após assassinato da moradora da cidade

Escola Municipal Profª Scintilla Exel, que atende aproximadamente 1,5 mil alunos, passará por melhorias em todos os espaços

Alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do Ambiente Jovem realizaram os primeiros plantios. A iniciativa teve início nas ruas do Centro

Secretaria de Estado da Mulher desenvolverá programas e cursos de capacitação para as mulheres do município

Unidade passará por uma grande transformação que beneficiará mais de 500 alunos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais