Mostra de Educação Popular em Saúde é realizada em Queimados

O evento apresentou os trabalhos produzidos pelos profissionais da rede que participaram da capacitação

14/11/2019 21:54

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Atendimento de qualidade a todos: é com esse objetivo que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (13), a segunda Mostra do Programa de Qualificação de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). O evento realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição teve como foco apresentar as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde durante o curso.

Serviços como orientações sobre direitos no Sistema Único de Saúde, verificação de glicose e pressão arterial e combate à Dengue foram oferecidos no local.

O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Durante quatro meses, cerca de 30 profissionais de saúde do município aprenderam técnicas de aperfeiçoamento do atendimento.

Professores do curso: Bruno Diniz, Maria da Penha e Tereza Barbosa
Dentre as temáticas abordadas durante as aulas estão: ‘A construção da gestão participativa como fio condutor do processo educativo’; ‘A educação popular no processo de trabalho em saúde’; ‘O direito à saúde e a promoção da equidade’; ‘Território, lugar de história e memória’; ‘Participação social e popular no processo de democratização do Estado’ e ‘O território, processo saúde-doença e as práticas de cuidado’.

“Quanto mais os profissionais forem capacitados, melhores serão os serviços deles para os moradores. Por isso, estamos sempre em busca de promover mais conhecimentos aos funcionários da rede, para que os pacientes tenham a melhor saúde pública, com atendimento de qualidade”, declarou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes.

A médica da Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza, Ildenice Machado, foi uma das alunas do curso. “Há seis meses trabalho no município e estou adorando. Essa capacitação é essencial para desenvolvermos um olhar mais humanizado na hora do tratamento, além de orientarmos a população sobre o funcionamento do SUS e seus direitos como cidadão”, concluiu.