Notícias


PREVENÇÃO: QUEIMADOS AMPLIA OFERTA DE TESTE RÁPIDO PARA HIV, SÍFILIS e HEPATITE

Rede básica de saúde passará a oferecer procedimento em todas as unidades. Diagnóstico sai em 15 minutos

07/03/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Carnaval passou e chegou a hora de cumprir as tradicionais promessas de fim de ano, dentre as quais, uma das mais recorrentes é a de cuidar mais da saúde. Para incentivar a população a alcançar essa meta pós-folia, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a oferta do teste rápido para detectar doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C na rede básica de saúde do município: o procedimento realizado em nove pontos de atendimento estará disponível em todas as 18 unidades de saúde da cidade. 

 

A iniciativa, que começa a valer a partir do mês de março, faz parte do serviço dos esforços da gestão municipal para prevenir e tratar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além da promoção de ações periódicas de educação em saúde, como palestras e campanhas de prevenção, o Programa de Combate às IST’s monitora e trata gratuitamente pacientes com este tipo de enfermidade.

 

“Atualmente, mais de 450 pessoas estão infectadas com o vírus HIV na cidade e fazem tratamento com medicamentos gratuitos. Além disso, só neste ano, houve mais quatro novos diagnósticos do vírus, dez casos de Sífilis e um caso de Hepatite B. Precisamos cada vez mais alertar a população sobre a importância do uso de preservativos e de realizar o teste rápido, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura dessas ISTs”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, que ressaltou que todas as unidades de saúde distribuem preservativos femininos e masculinos gratuitamente.

 

Como se prevenir?

 

As infecções sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de alicates de unha, seringas e agulhas (principalmente no uso de drogas injetáveis). A AIDS e a Sífilis também podem ser passadas da mãe infectada - sem tratamento adequado - para o bebê durante a gravidez.

Os foliões que não se protegeram no Carnaval e desejam realizar o teste rápido podem procurar o Programa de IST’s (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu), com identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

Alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados participaram do primeiro dia de atividades na piscina pública

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais